quinta-feira, 26 de maio de 2011

Escolha e Adaptação na Creche

A Escolha

Li e reli váááários artigos de vários sites e peguei muitas informações com as amigas sobre como escolher uma boa creche para o filhote.

Cheguei à conclusão de que a creche tinha que ter pelo menos essas características:

- Boa higiene;
- Organização;
- Numero pequeno de alunos, por responsável;
- Bebês pequenos separados de bebês um pouco maiores;
- De acesso fácil e rápido pra casa;
- Preço acessível;
- Período de 12 horas.

Difícil encontrar tudo isso em um lugar só. Pesquisei algumas, visitei 3, tentei visitar a 4ª (que era a mais próxima de casa), mas não consegui (pasme!!!)!!! Não aceitavam visitas surpresa. Foram 2 tentativas. Nas duas vezes fui informada que não tinha gente pra mostrar, que tinha que marcar hora... Mas na hora de dizer que tinha que marcar hora ficaram sem-graaaaça... Desisti.
Uma das que visitei, fiquei horrorizada!!! Crianças de 1 a 5 anos todas misturadas!!! Largadas no pátio. Algumas comendo, outras brincando, outras no carrinho (com outras crianças empurrando). Além do mais estava acontecendo uma obra com as crianças lá dentro!!! Lastimável. A única coisa boa dessa creche era o preço... rs
As outras duas eram ótimas!!!
A que perdeu, perdeu por ser de 2 andares, pela localização e por depender do carro pra levar e pra pegar. Porém o período dela é de 12h ou 12,5h (agora não me lembro exatamente). Seria perfeita!!!
A que ganhou, ganhou pelo acesso, pela cara de instituição... Infelizmente o período máximo é de 11h para o berçário. No maternal o período integral é de apenas 9h. O que passar disso é cobrado à parte. Mas, a praticidade que a localização me dá, falou mais alto. Fica fácil até para as avós irem buscá-lo numa necessidade. Já a outra ficava inviável para uma das avós...

Combinamos de o marido levar ele e eu buscá-lo. Me esforço pra chegar lá na hora, mas até hoje, não tive problemas.

Concordo com as regras da instituição e a conduta, de uma forma geral, me agrada bastante.

Não adianta, lugar perfeito não existe!!! Ainda mais quando é pro nosso bebê.


A Adaptação

Samuel começou na creche com quase 6 meses. Dia 27/09.
Ainda faltava 1 mês e meio pra eu voltar a trabalhar, mas decidi adaptá-lo aos pouquinhos...

No primeiro dia, ficamos juntos, por apenas 2 horinhas, de 9h às 11h.
Não chorou, não reclamou, não dormiu... Brincou o tempo todo, sorriu pra todo mundo...
Nem ligou pra mim... rs
Achei que fosse demorar pelo menos uma semana pra ele não se importar comigo... rs

Nos outros dias, fui ficando cada vez menos e ele cada vez mais... Ele foi ficando superbem...
Na hora de ir embora nem queria sair do colo das tias...

Ele ficava feliz quando chegava e também ficava feliz quando me via ir buscá-lo para ir embora.
Até hoje é assim!!! Se por algum motivo fica alguns dias sem ir pra creche, logo que volta, se joga pro colo das tias... Isso me passa muita tranqüilidade.

Lembro que essa entrada na creche foi um marco em relação ao sono dele. Foram muitas mudanças... Além da creche, ele estava se adaptando às frutas, suquinhos e papinhas...
Como ele sentia falta do peito!!! Quando eu estava por perto ele sempre queria mamar depois das refeições, quando eu não estava, ficava numa boa... Com isso, começou a acordar váááárias vezes à noite pra mamar.

Inté!!!

0 comentários: