quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Segundo Trimestre

O segundo Trimestre foi perfeito também, graças a Deus.

O que aconteceu de mais chato é que eu perdi o controle da alimentação e tive muuuuita prisão de ventre. Acabou que engordei mais do que gostaria. As gestantes devem prestar muita atenção à prisão de ventre porque nesta fase o corpo fica tentando reter o máximo de nutrientes possível e às vezes não é necessário...

A médica me receitou Tamarine e rapidinho tudo voltou ao normal. Meu ganho excessivo (ao meu ver) de peso teve tudo a ver com a prisão de ventre. Até o final deste trimestre engordei 11kg.

Nesse período também tive meus primeiros episódios de inchaço... Fez muito calor no Rio de Janeiro!!! E, apesar da minha comida não ser nadica salgada, ela é muuuito temperada. Minha sogra descobriu meu feijão com pimenta do reino e depois que eu o substituí não inchei mais.

Essa era a época de voltar às atividades físicas, mas... não voltei. Eu tive até pique, mas me acomodei e acabei não procurando, o marido também não incentivou... Então acabei não me matriculando a hidro. Tive a oportunidade de continuar a caminhar... Na verdade a obstetra nunca proibiu a caminhada, só a corrida... Mas é tão ruim caminhar quando se está acostumada a correr...

A construção do quarto do bebê foi durante o sexto mês. Nesta época também comprei os móveis do quarto (mas marquei a entrega pra beeeem depois), uma mochila (liiiinda) e a saída da maternidade.

Também fiz duas sessões para o ensaio fotográfico da gravidez. Siiiim!!! Eu fechei com www.cadujunqueira.com um ensaio evolutivo... Estou adorando o trabalho dele!!!

Neste trimestre a barriga cresceu consideravelmente!!! Eu fiquei me achando liiiiiinda de morrer!!! As pessoas começam a reparar que você está grávida... Ai!! É muito bom!!! Sem contar que o Samuel já mexia bastante... Sempre na hora de dormir ficávamos eu e o paizão babando a barriga esperando um chutinho...

Até aqui não apareceu nenhuma estria e também nenhum manchinha no rosto. E, espero que não apareça, claro!!! Só pra registrar que tudo está indo do jeito que desejei.

Ah!!! Esqueci de falar sobre as roupas de grávida!!! Gente!!! Não comprei nada especial pra gravidez!!! Mas o que me emprestaram de roupas... Não tava no gibi. Minhas amigas já mamães me ajudaram a economizar uma boa grana pois roupas de grávidas não são baratas. Investi em 2 vestidos beeem soltinhos (da Maria Filó) e uma calça de pala, que não deve durar até o final da gravidez, pq no final do 6º mês tava começando a apertar... Dei bastante sorte pq a moda comum está favorecendo as gestantes. Depois da gravidez devo poder usar os vestidos numa boa... E, devolver as muitas peças (que cuidei com muito carinho, viu?) que me emprestaram e tem sido muuuuito úteis.

Todas minhas listas ficaram prontas, só faltava começar a gastaaaaaaaarrrr!!! (rs)

Acho que é só isso...

Inté!!!

1 comentários:

Ministério da Saúde disse... [Responder comentário]

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde