quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Primeiro Trimestre

Bem... Como contei no último post, a descoberta da gravidez, apesar de esperada, foi quase uma surpresa... Eu estava com 4 semanas, ou seja, não tinha nenhum mês completo ainda. Logo marquei a consulta com a médica pra começar o pré-natal e também passei a notícia para a nutricionista estabelecer uma dieta especial pra mim.

Enjoos/Fome:

Me senti muito privilegiada por não passar mal neste período, como a maioria das recém-gestantes. Na verdade eu já era naturalmente enjoada (rs)... A verdade é que eu não tive nenhum grande incômodo "estomacal" nesta fase, pelo contrário: acordava de madrugada com
muuuuuuuita fome.

Alimentação:

A nutricionista acrescentou apenas uma fatia de pão 100% integral e algumas colheres de arroz à dieta anterior... E, é óbvio, não segurava.

Tanto a nutricionista quanto a obstetra PROIBIRAM coca-cola. Na verdade elas pediram pra maneirar o refrigerante, mas coca-cola é pra aceitar como sinônimo de veneno. Eu consegui.

Eu já não tomava adoçantes, então isso não mudou.

O pior pra mim foi a parte das comida crua. Como meu exame de sangue deu que eu nunca tive contato com a toxoplasmose fiquei proibida de comer coisas cruas na rua. E, em casa tinham que ser muito bem higienizadas (falo disso em outro post). Isso incluiu os crus da comida japonesa por causa da forma de armazenamento.

Ah! Pediram pra evitar massas... No primeiro trimestre isso foi fácil, mas depois... rs

Cólicas:

Muita gente não sente, mas eu senti, muita... Minha médica disse que era assim mesmo. Que era o útero começando a se dilatar.

Barriga:

Não tive neste trimestre. Apesar de ter engordado uns 3,5kg eu só parecia mais gordinha na barriga... Não ficou mais dura, não ficou mais redonda, só mais gordinha...

Seios:

Doíam horrores. Ficaram duros, inflados e doloridos. Dormir de barriga pra baixo doía por causa dos seios...

Pele:

Só sabonete antiséptico, vitamina C e protetor solar 100 no rosto. E, limpeza de pele a cada 45 dias.
Para estrias a obstetra me passou um óleo de açaí (feito em farmácia de manipulação) e a dermatologista receitou o Striactive da dermage.
Comprei o óleo, mas deixei o striactive pra mais tarde por causa do preço. Comprei o antiestrias da linha mamãe e bebê que saia mais em conta e fiquei alternando com o óleo.

Na 12ª semana eu fiz a ultrasonografia da translucência nucal, que é um stress a parte, mas graças a Deus foi perfeita e teve um bom resultado.
A obstetra solicitou que esta ultra fosse feita num lugar de confiança, com um médico de confiança. Me indicou a Clinisul e o Dr. Sérgio Simões.
A resolução da ultra é muito boa. Tão boa que ele conseguiu identificar logo que o meu bebê é um menino!!! Saí de lá muito emocionada!!!

Compras:

Até aí não comprei nadica de nada. Só ganhei presentes!!! O que é uma delícia!!!

Viagens e Festas:

Passei um fim de semana em Parati e fui a um casamento neste período. Fiquei mais cansada que o de costume. Só.

Por volta da 14ª semana tive um pequeno sangramento. Foi o pior dia da minha gravidez!!! Fiquei apavoradíssima!!! Foi um sangramento escuro e grosso, no trajeto para o trabalho. Corri para a perinatal de laranjeiras com o marido e constatamos que estava tudo ok. 10 dias em casa de repouso absoluto. Absoluto mesmo!!! No final do repouso ficou tudo bem e segui para o segundo trimestre em paz.

Nutricionista: Regina Sarmento
Obstetra: Dra Adriane Matta

Inté!!!

2 comentários:

soniavanderlei disse... [Responder comentário]

boa tarde, meu nome é Sonia vc pode me passar o numero do telefone da nutricionista, estou louca tentando encontrar o consultot=rio dela. grata seu baby é lindo

Mi disse... [Responder comentário]

Sonia,

ela atende na metaclínica, em Botafogo, RJ.
http://metaclinica.com.br/quemsomosdetalhes.asp?nome=Regina%20Iara%20Sarmento