sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A boa educação de um cão

Eu e o marido temos falhado um pouco com a educação da nossa fofíssima Salomé.

Infelizmente a falta de tempo para quase tudo em casa nos leva a dedicar pouco tempo na educação dela e qualquer tempinho "extra" é só para brincadeiras "inúteis". Só que esse tempo "extra" ao invés de virar um momento de descontração e demonstração de amor, vira um pesadelo por causa de pequenas coisas que não ensinamos a ela... Ou tentamos ensinar e desistimos. Aí... Entra o estresse! Desnecessário.

Algumas coisas são básicas para que um cão seja bem educado. Em minha opinião essas são coisas essenciais:

- Fazer as necessidades em local apropriado
- Não pular nas pessoas em hipótese alguma (nem pra pedir carinho...)
- Não brincar de morder
- Passear de coleira ao lado do dono, sem puxar a guia
- Saber ficar/aguardar em algum lugar quando o dono mandar
- Não destruir coisas que encontrar pelo chão.

Todas essas coisas tem que ser ensinadas com amor e paciência.
Dessa lista, só temos sucesso (parcial) com a Salomé nos dois últimos. Existem outros truques que ela aprendeu e obedece bem mas, infelizmente, precisa aprender os essenciais.

Sobre "fazer as necessidades em local apropriado":

Ela fica sozinha no quintal uma grande parte do dia. E, a parte mais absorvente do nosso quintal é a grama. Adivinhem? Cocôs espalhados em toda a grama.
Esta semana comprei aqueles tapetes absorventes com atrativo e vou iniciar uma nova tentativa: ficar de olho nela logo após a refeição e levá-la ao tapete assim que ela começar a esboçar vontade de "ir ao banheiro". Se ela fizer no lugar correto, darei um biscoito. Se não fizer, direi "Não pode!" e a levarei ao lugar correto.

Sobre "não pular nas pessoas em hipótese alguma":

Todas as vezes que ela pular, ignorá-la ou dizer "Não pode!". Também já me indicaram segurar, em apenas uma mão, as patas dianteiras (com cuidado para não machucar) e dizer "Não pode!". Esse movimento irrita os cães. Sempre que ela se aproximar pra chamar atenção, tentarei atendê-la antes que pule. Mandarei sentar (ela obedece!) e aí sim podemos "conversar".

Sobre "não brincar de morder":

Ignorá-la. Levantar e deixá-la sozinha. Acabar a brincadeira.

Baby Steps. Quando ela tiver craque nesses aqui. Eu tentarei introduzir os outros.

Torçam por nós!!!

0 comentários: